Em tempos de destruição criativa, paradigma do século XXI, navegar nas águas turvas do mercado de trabalho demandará mais do que saber técnico. O profissional do futuro terá que demonstrar habilidades disruptivas, ao lidar com turbulências relacionais inusitadas, visando superar entraves decorrentes do fluxo de mudanças e incertezas típicas do cenário pós-crise sanitária.
Dentre as competências indispensáveis para surfar no “novo normal” destaca-se uma bagagem curricular que contemple o campo das humanidades. Daqui para frente, a bússola de gestores de RH apontará de forma cada vez mais assertiva para pessoas com formação flexível, motivadas para desenvolver fluência na comunicação, compartilhamento de ideias e interação com a diversidade sociocultural, seja atuando em home office ou na própria empresa.
O curso Cultura e Clima nas Organizações no século XXI que o antropólogo e consultor Maroni João da Silva irá ministrar na PUC-SP, como professor convidado, abre portas para construir boas práticas relacionais, ao disponibilizar conhecimentos capazes de romper barreiras e reforçar a interdisciplinaridade entre áreas afins. Ao longo dessa jornada cognitiva virtual busca-se difundir conteúdos que habilitem os alunos a serem mais eficientes em empresas que vêm reconfigurando seus processos em conformidade com um novo jeito de trabalhar.
As aulas serão baseadas em uma pedagogia que ressalta o papel estratégico da cultura organizacional face sua importância na aceleração da retomada das atividades das empresas. Essa plataforma é capaz de alinhar atitudes e comportamentos com os objetivos de cada organização, relativizando conflitos e empoderando pessoas comprometidas com um clima organizacional que concilie satisfação profissional com ganhos de produtividade do trabalho.
O curso coordenado pelo também antropólogo Pedro Aguerre, professor assistente da PUC-SP, disponibilizará instrumentos teóricos e práticos que permitam identificar os valores, crenças e pressupostos que sustentam a cultura organizacional. Desta forma contribuirá para familiarizar os participantes com os fundamentos que norteiam as modernas tecnologias de gestão de pessoas, voltadas para a resolução de problemas e gargalos institucionais, inclusive decorrentes do distanciamento social.
Não perca esta oportunidade para aprender a pilotar, com êxito, sua própria trajetória profissional. Evite cair de paraquedas em um terreno minado, sentindo-se despreparado para protagonizar uma reação vitoriosa. Transforme seu currículo em uma arma poderosa para tirar pedras do caminho e pisar firme no chão de fábrica, seja como empregado ou empreendedor.
#textoconrh #CogeaePUCSP