Trajetória e perspectivas
Apoio à gestão de pessoas
A ampliação e a diversificação do portfólio da Textocon, agregando em suas atividades históricas produtos e serviços de apoio à gestão de pessoas, com foco em cultura e comunicação organizacional, são resultados de sua experiência prática e da melhoria contínua, ancorada em pesquisas e desenvolvimento de novos conhecimentos sobre intervenção nas empresas.
A participação, em março de 2015, no Encontro Nacional de Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social, organizado pelo Grupo Gestão RH, marcou a nova fase das operações como consultoria empresarial. Sua apresentação abordou o estudo de caso sobre o impacto da cultura no varejo, resultando na publicação do livro Magazine Luiza Negócio & Cultura.
A conclusão do estudo agregada à experiência de comunicação corporativa representa uma aposta da empresa na conquista de novas oportunidades de negócios, abrindo perspectivas para seu crescimento como consultoria organizacional.
Trabalhos realizados
Publicações e artigos
A produção de publicações, uma das especialidades da Textocon, abriu portas para a realização de trabalhos a diversas associações de classe. Dentre eles estão as Revistas O Papel, da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), Abimaq, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas, Coren-SP, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, e Metalurgia & Materiais, da Associação Brasileira de Materiais (ABM). Essa por intermédio da Editora Segmento, na primeira fase, e como produtora independente na segunda fase.
A revista Feiman, focada na Feira Industrial de Manutenção e Suprimentos, que acontecia, em Santos (SP), anualmente, foi produzida também pela Textocon, durante quatro anos, com a supervisão da Superintendência de Comunicação da antiga Cosipa, incorporada à Usiminas a partir da privatização.
No segmento de assessoria de comunicação, destacam-se a produção e edição de informe institucional realizado para a Carboox e diversos serviços prestados à Oliveira Neves & Associados. Nesse caso, especificamente, a pauta incluía a produção de conteúdo editorial para um boletim interno, artigos sobre assuntos tributários distribuídos à imprensa e a realização de uma pesquisa anual sobre o impacto da carga tributária em segmentos específicos da economia brasileira.
Planos de comunicação
Nesta área, destacam-se as participações nos Planos de Comunicação da Rhodia, da Editora Abril e da Fundação Zerbini, todos produzidos pela WN&F Comunicação. A Textocon atuou na realização de pesquisa qualitativa, colhendo informações por meio de questionário estruturado e elaborando o relatório final com as conclusões para subsidiar os respectivos planos e ações estratégicas.
Realizou também diagnóstico da comunicação interna para a Credicard, por intermédio da Assessoria de Comunicação Interna da Empresa. O trabalho fez parte de um conjunto de ações visando à elaboração do Plano de Comunicação Interna da empresa.
A sua produção baseou-se na elaboração do relatório final com o conteúdo das respostas dadas a um questionário aplicado a uma amostra do quadro interno de pessoal, de acordo com a estrutura e funcionamento das hierarquias administrativas da empresa.
Relatórios e pesquisas
Realizamos relatórios anuais para o Sebrae-SP e Grupo Eldorado, este último por intermédio da Companhia de Notícias. No segmento de inteligência de mercado, fomos parceiros da IDC, em meados dos anos de 1990, na realização de uma pesquisa para a IBM, visando prospectar o potencial de negócio da área de informática junto a grandes empresas brasileiras.
Na auditoria de mídia, destacam-se dois trabalhos importantes: Antarctica na Mídia e Qualidade da Informação. Essas duas pesquisas foram realizadas em parceria com a Companhia de Notícias (CDN) e Verbo Comunicação, respectivamente.
A primeira foi realizada, em meados dos anos 90, buscando avaliar a opinião de jornalistas especializados em economia, de alguns dos principais veículos de comunicação do País, sobre a comunicação da Antarctica. O relatório final com a conclusão da pesquisa subsidiou a implementação de ações de melhoria do relacionamento da companhia com os jornalistas, seguindo parâmetros como tempo de resposta a entrevistas solicitadas, credibilidade e disponibilidade dos porta-vozes etc.
Na segunda, a Textocon participou ativamente da concepção do primeiro projeto até a elaboração do relatório final da pesquisa. O trabalho tinha como clientes grandes empresas, inclusive da área financeira, interessadas em medir o grau de satisfação da mídia com o atendimento prestado por elas aos jornalistas especializados.
Na sequência, atuou por quatro anos no processamento dos dados e elaboração do relatório com a conclusão da pesquisa, cujo universo também era formado por jornalistas de economia de grandes veículos de imprensa, e a coordenação de campo era realizada por intermédio da Verbo.
Livros e manuais
No segmento de manuais, nosso primeiro trabalho foi o PAT para a Cesta Ticket, do Grupo Ticket. Trata-se de um livreto com informações básicas sobre o que era, como implantar e seguir as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador.
O projeto contemplou o levantamento de dados para a produção de um panorama histórico e didático do programa. O texto final descreve os benefícios, aspectos da legislação e responde as principais dúvidas sobre o programa a partir de questionamentos de usuários encaminhados aos órgãos de governo.
Chile no Mercosul inspirou-se em um relatório realizado para a Rhodia, sobre o Mercosul, e que, com sua autorização, foi também distribuído a outras empresas, inclusive bancos. Já a obra sobre o Chile descreve o modelo chileno de desenvolvimento da época, pano de fundo do seu ingresso no Mercosul.
A edição do livro, que aconteceu em 1995, com o apoio institucional da Fiesp e do Sebrae-SP, baseou-se em dados secundários, inclusive levantados em Santiago, e a produção gráfica realizou-se em parceria com a RPA Editorial. A publicação teve boa repercussão no mercado, tanto que a Textocon recebeu uma correspondência elogiosa da Embaixada chilena no Brasil.
O trabalho mais recente neste segmento é o livro Magazine Luiza Negócio & Cultura, lançado em novembro de 2014, em São Paulo, pela Editora Olho D´Água. Trata-se de um estudo de caso sobre o impacto da cultura organizacional em seus negócios e está à venda tanto na editora quanto em outros estabelecimentos especializados como a Livraria Cultura