A necessidade cada vez mais urgente de que a Cultura Organizacional contribua de forma eficaz para um diálogo consistente entre prática e teoria, com foco em resultados econômicos, motivou a Textocon a se engajar em mais uma frente de produção e difusão desse conhecimento.
Trata-se de uma parceria informal com um grupo de estudos temáticos de perfil humanístico, liderado por docentes que atuam na graduação em Administração, na PUC-SP. Um dos objetivos é desenvolver e publicizar produções acadêmicas, ancoradas em pesquisa empírica, com impacto em gestão de pessoas.
A motivação resulta, de um lado, da própria missão pedagógica da academia e, de outro, da opção prioritária do mercado de trabalho por profissionais com uma formação holística. Tal exigência se traduz, na prática, por pessoas com capacitação abrangente, humanista e orientada para ganhos de produtividade e de competitividade.
Espera-se também que sejam capazes de atuar em um ambiente de negócio onde as empresas têm sido permanentemente forçadas a inovar e se reinventar culturalmente. Desta forma poderão usar o conhecimento adquirido, imprimindo ritmo e assertividade às ações estratégicas por meio das quais as empresas buscam enfrentar os desafios impostos pela globalização, inclusive conviver com a diversidade.
Uma das iniciativas com participação da Textocon ocorrerá por meio de artigo produzido por seu sócio-diretor, antropólogo Maroni João da Silva, junto com um professor de Administração, da PUC-SP, para uma publicação que está sendo organizada pelo grupo. O livro, com contribuições de vários autores, deverá agregar novos conteúdos para o acervo de conhecimento teórico e prático, no âmbito da Sociologia das Organizações.