Os hábitos de consumo são cada vez mais impulsionados por novas tecnologias, com destaque para as compras online. No Brasil, essa modalidade de negócio concretizada via app e web mobile já representam 48% das transações realizadas pelo varejo em dispositivos móveis, conforme pesquisa da Criteo, líder em tecnologia para commerce marketing, com foco no último trimestre de 2017.
Ainda em relação ao Brasil, dentre os negócios fechados via desktop, 22% das vendas são precedidas de um clique no ambiente móvel, como comprovou a nova edição da Análise do E-commerce no Mundo. Na América Latina, os pedidos feitos via desktop ainda são maioria, totalizando 52%. Entretanto, as compras feitas pela web mobile já chegam a 29% e as finalizadas em aplicativos representam 19%.
Considerando-se somente o ambiente móvel, os apps correspondem a 40% das transações. Globalmente, as vendas concluídas em aplicativos já somam 46%, representando um aumento de 48% em relação ao ano anterior.
Para Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, a pesquisa evidencia uma tendência global e alerta: “fica claro que agora já não basta apenas ter um site responsivo. Os lojistas e marcas precisam dispor de estruturas mais elaboradas, como aplicativos para atender o consumidor no ambiente móvel, sem deixar de lado os outros canais”.
O executivo acrescenta que os números indicam uma evolução muito rápida do celular no universo do varejo. Traduzem também a necessidade de os lojistas focarem sua estratégia sempre no cliente. “Tendo isso em mente, as chances de serem bem-sucedido são enormes”, diz Firmino, lembrando que a jornada de compras é complexa e envolve vários dispositivos e telas.