Mais do que sair da zona de conforto, impõe-se aos pretendentes de novas oportunidades e aos que sonham com a conquista de distinção e visibilidade no mundo do trabalho adotarem uma perspectiva visionária de desenvolvimento de seu marketing pessoal. Em outras palavras, devem apostar na ideia de serem protagonistas ao invés de figurarem apenas como atores medianos de determinados processos de trabalho. Esse esforço implica observar a capacitação com outro olhar, usando-a como uma alavancagem para transformar o conhecimento teórico em práticas, atitudes e ações que realmente façam a diferença, tanto no seu bolso como nos resultados da empresa onde trabalha, como empregado ou prestadores de serviços.
Na outra ponta, ou seja, do lado das universidades e instituições de ensino impõe-se a preocupação de trabalhar inspiradas em uma perspectiva pedagógica diferenciada. Esse esforço significa, na prática, disponibilizar conteúdos e informações que contribuam para formar profissionais com conhecimento técnico, flexibilidade e inteligência social para lidar com a diversidade. Leia-se mão de obra dotada de um diferencial competitivo baseado em uma visão de mundo em que a interação entre as dimensões econômica, social, política e cultural é essencial para o bom desempenho dos negócios.
A Textocon, representada por seu sócio-diretor, o antropólogo Maroni J. Silva, tem sido requisitada para participar de brainstormings e discussões sobre a constituição de cursos de especialização, em nível de pós-graduação, com perfil semelhante ao que foi referido acima. Um dos convites, mediados pelo Grupo Gestão & RH, terá como resultado o anúncio, em breve, de um MBA em Recursos Humanos, que deverá funcionar em uma tradicional instituição de ensino de São Paulo.
No contexto pós-reforma trabalhista, escassez de vagas e sobra de mão de obra, a especialização via MBA ou cursos de extensão universitária tornou-se um imperativo vital. Esse percurso é recomendável tanto aos que buscam recolocação no mercado de trabalho quanto aos que priorizam a construção de uma trajetória profissional bem-sucedida, com ou sem carteira assinada.