“Lamento a perda para revista e à nossa comunidade. Mas, por outro lado, estou certa de que esta nova etapa lhe trará estimulantes desafios”. Foi com essas palavras que a professora Virgínia Siminelli, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG, interpretou a saída do jornalista Maroni J. da Silva do comando da edição da Revista ABM, no final de dezembro de 2015. Diretora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua), Ciminelli agradeceu a atenção recebida do editor ao longo de sua atuação no cargo “bem como a dedicação e contribuição de alto nível para a nossa área”.
O também professor Paulo Santos Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica da Ufop, manifestou-se, igualmente, sobre a mudança de gestão jornalística da publicação da ABM. “Tenho certeza de que o sucesso da revista da qual o senhor foi editor por mais de 10 anos indubitavelmente é fruto de seu trabalho sério e profissional”.
“Muito gratificante ter podido colaborar de forma modesta com as edições”, completou
Giuseppe Pintaude. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pintaude sempre se colocou à disposição da revista como fonte na área de tribologia. Em não ferrosos, a palavra ficou com Ayrton Filleti, presidente emérito da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), coordenador do comitê técnico de tecnologia e normalização e diretor da Intelectus Aluminium Consultants. “Foi bom compartilhar contigo os assuntos envolvendo o alumínio”.
Nomes de peso da área empresarial também reconhecem a dedicação do ex-editor. “Vejo com certa surpresa sua saída. Sem dúvida é uma perda para a Revista, que você tocou tão bem, durante tantos anos”, afirmou Henrique C. Pfeife, diretor-gerente da Minitec.
Elen Mancini, analista de marketing da Erich Industrial, concorda. “A revista impressa da ABM saiu de cena no auge para continuar a trilhar novos caminhos no digital. Em nome da Eirich, quero prestar sincero agradecimento e te parabenizar pelo importante trabalho realizado durante estes anos frente da publicação”.
Sua colega de área, Geiza Alves, coordenadora de Marketing América do Sul, da Tinken, seguiu no mesmo tom: “Gostaria de parabenizar pelos anos que você ficou à frente da revista ABM como editor”.
Representante da ArcelorMittal usa metáfora para definir perfil do editor
“Valeu Maroni; você é safo (sinônimo de inteligente, esperto e ágil)”. Essa espécie de metáfora foi utilizada pelo engenheiro Francisco Coutinho Dornelas, assessor do CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, para expressar seu reconhecimento ao jornalista.
O consultor e engenheiro Delmar Marques, fez coro com seu ex-colega de empresa, ao referir-se ao trabalho do editor: “Com certeza, a Revista ABM atingiu este grau de importância devido a sua atuação, comprometimento e competência”.
“Certamente sentiremos sua falta”, afirmou o também consultor Carlos Antonio Fernandes, sócio da Primvs Inter Pares, lembrando que “sempre foram enriquecedoras todas as oportunidades que tivemos nos eventos e publicações da ABM”.
Especialista em aciaria, como Delmar, e igualmente consultor, Lauro Chevrand disse compreender o processo de mudança da Revista ABM e mandou um recado, mexendo com o ego do jornalista: “Gosto muito de você e do seu trabalho”. Karl Berger, seguiu na trilha psicossocial: “Sinto sua saída da família ABM, pois foi sempre um prazer de trabalhar contigo. Estou certo de que nossos caminhos se cruzarão no futuro! ”
O engenheiro Marcelo Carboneri Carboni, gerente de tecnologia da CBMM destacou o caráter educativo da publicação. “Além de uma grande oportunidade para meu crescimento pessoal e profissional, considero um imenso prazer ter colaborado e ver a revista se materializando. Foi muito bom, não apenas pelos resultados, mas pela forma como você sempre conduziu os contatos de maneira respeitosa e comprometida! ”
Inspirado na meritocracia, seu colega de empresa, Pascoal Bordignon, sintetizou sua impressão sobre o trabalho do jornalista em duas frases do tipo asserção e razão: “Um desafio vencido com grandes méritos. Desejo contínuo sucesso em sua nova missão”.